Tradurre pagina

sábado, 5 de janeiro de 2013

Crítica: O Presságio

(**CUIDADO: este texto contém spoiler. Se você pretende ler essa edição, não leia a crítica**)


| Edição bem trabalhada pela Mythos | | Enredo marcante | | Viúva Alison | | Fabio Civitelli |

 Para comemorar a visita do grande Fabio Civitelli ao Brasil, a Mythos Editora decidiu lançar O Presságio, história esta que o próprio Civitelli fez o argumento. O Presságio já havia sido vista na edição brasileira 390/393 (na Itália nos n° 475/477), mas desta vez a Mythos relançou a aventura como um especial.

 Na aventura, Tex é vitima de uma suja consiparação armada pelo Major Wellman e pelo feiticeiro Yanado, que em outra época viveu com os navajos. Após um grupo de navajos rebeldes atacarem e saquearem ranchos e fazendas, Tex é culpado por isso e vai até o Forte Defiance, onde depois de uma discussão com Wellman, é preso. Agora, cabe a Kit e Carson provarem a inocência tanto de Tex como dos navajos.

 O "primeiro" presságio

 A Mythos sabia o tamanho da responsabilidade que era transformar O Presságio (história que o próprio Civitelli considera como seu melhor trabalho já feito com o ranger) em uma edição especial e não fez feio. A editora da fogueirinha fez uma ótima matéria sobre a aventura e forneceu ao leitor informações interessantes, como o porque de Urso Veloz e Yanado odiarem Águia da Noite, em quais edições o leitor pode ver o início dessa rivalidade e como foi que Civitelli propôs ao Nizzi sua ideia.

 Junto com as informações, a Mythos enriqueceu ainda mais a matéria com belas ilustrações, entre elas alguns desenhos do próprio Fabio Civitelli, sendo um deles uma homenagem para nós brasileiros: Tex andando na Avenida Paulista. Uma honra para nós, principalmente aos paulistanos.

 Ponto para a Mythos.

 Emoção até a última página

 O Presságio tem todos os ingredientes necessários para entrar na galeria de melhores do nosso herói. A arte magistral de Civitelli e o impecável roteiro de Nizzi se fundem e o resultado não é só satisfatório como também inesquecível. Ver Tex sofrer e estar à beira da morte, é algo angustiante, mas ao mesmo tempo excitante. Nesta edição, por mais que o leitor saiba que no final Tex dará a volta por cima, ele ficará apreensivo.



 Mas não é só isso. Desta vez, os holofotes não estão voltados apenas para Tex. Aqui, Kit e Carson tem uma grande importância (até mais do que Tex, talvez) na trama e são eles os responsáveis por "desatar o nó" da conspiração armada contra Águia da Noite. O lado humano de Kit Willer no momento que ele recebe a notícia da suposta morte do pai transcorre de uma forma natural, sem forçar nada, com apenas um gesto (esporeando o cavalo e indo à procura do corpo de seu pai) que valeu mais do que lágrimas ou lamentações.


 A única coisa a se lamentar, mas que de forma alguma chega a ser um ponto negativo, é a atuação de Jack Tigre, que na aventura é um mero coadjuvante, beirando a ser um personagem secundário. Embora as circunstâncias fizessem com que Tigre ficasse a maior parte da história na reserva para evitar que os navajos entrassem em confronto com os soldados, ele poderia ter uma participação mais presente na aventura. Mas isso de forma alguma arranha esta obra prima que é O Presságio.

 Vai dar namoro?

 Por mais que a história seja recheada de ação, surpresas e emoções, e por mais que Tex e os outros tenham tido uma de suas melhores atuações, com certeza quem roubou a cena foi Alison Sydor, ou simplesmente viúva Alison.

 Não demorou muito e logo nas primeiras páginas Alison já dava "presságios" de que iria ter uma grande importância na trama. E não deu outra. Após assistir a morte de seu sogro e de seu marido, Alison se vê sem rumo com uma criança de mais ou menos uns oito anos de idade. Mas, por ironia de Nizzi... ops, do destino, Alison cruza o caminho de Tex, e aos poucos um sentimento especial nasce no coração da viúva. E com isso, a torcida para que o ranger mais temido do oeste volte a amar alguém começa.

 Embora no fim das contas os dois não ficam juntos, especulações e rumores até hoje pipocam no mundo texiano. Uns afirmam que num futuro próximo Alison voltará a aparecer nas páginas de Tex, outros dizem que isso (um segundo casamento de Tex) não acontecerá, e há aqueles que até fizeram uma "novela" entre Alison e Tex (você pode ver clicando aqui)

 Se Tex e Alison vão se reencontrar, nós não sabemos, mas que a carisma da viúva Sydor conquistou os fãs do ranger, quanto a isso não há a menor dúvida.

 Civitex
 (ATENÇÃO: o texto a seguir é apenas um depoimento, e não uma crítica em relação a história)


(Imagem: Tex Willer Blog, o blog português de Tex)
 O que falar de Fabio Civitelli? Há algo no trabalho dele que mereça uma crítica? Não. Desta vez, este blogueiro limita-se apenas a fazer um depoimento para este grande autor texiano, que encanta os leitores com seus traços.

 Lembro que a primeira história de Tex que li desenhada por Civitelli foi "Tumak, o implacável" (Tex 442). Logo de cara, percebi que os desenhos deste autor tinha algo a mais que dos outros (sem desmerecer nenhum deles, é claro). O realismo dos rostos dos personagens me impressionou de tal maneira que naquele mesmo instante já me considerei fã n° 1 de seu trabalho.

 Com o passar do tempo, quanto mais eu me aprofundava no mundo do ranger, fui conhecendo mais o trabalho do autor. E hoje, cheguei a conclusão de que nós, fãs de Tex, temos um representante na equipe do ranger, pois Civitelli demonstra amor, dedicação e carinho pelo personagem. Pois o que ele fez e continua fazendo até hoje por esse herói do oeste, é algo que dispensa qualquer comentário.

 Deixo aqui meu obrigado ao Fabio e aproveito para também revelar algo a vocês: como fã também de Julia, sonho um dia ver uma história da Dra. Kendall desenhada por este consagrado desenhista.

Conclusão:

 Seja você um fã de Tex ou de Civitelli, não pode deixar de ter "O Presságio" na sua prateleira. Uma aventura onde acontece uma verdadeira "reunião" de elementos dignos de uma boa história do ranger, é inaceitável deixar essa maravilhosa edição de fora da sua coleção.

 Com uma trama bem construída e personagens marcantes, O Presságio sem dúvida nenhuma é uma das melhores histórias de Tex de todos os tempos. Assim como também é um dos melhores (se não o melhor) trabalhos de Fabio Civitelli para com Tex.

Nota para a edição: DEZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário